AB-InBev compra a italiana Birra del Borgo

Não tem como ser eufêmico e tratar isso como uma notícia leve: a AB-InBev comprou a Birra del Borgo. Para muitos, inclusive para mim, foi uma grande surpresa quando o Alex (@beertone) me passou a Breaking New. Mas um blog cervejeiro italiano já havia previsto o interesse e a possível aquisição pela gigante dona de 1/3 da produção cervejeira mundial.

13090186_10153744740804531_336992484_n

Como o artigo original menciona, “um raio cai no céu azul no mercado de cerveja artesanal italiana”. A cervejaria Birra del Borgo, conduzida por Leonardo di Vincenzo, figura chave do movimento cervejeiro artesanal italiano e eleita a cervejaria do ano em 2015 no concurso anual em Rimini na Itália, foi adquirida pela conglomerado AB-Inbev, conforme antecipou o site Cronache di Birra.

Em telefone, o site fermentobirra.com, confirmou com o próprio Leonardo Di Vincenzo, fundador da cervejaria com sede em Borgorose. Vamos começar com a confirmação: não é uma farsa, 100% da propriedade passa para a gigante e Leonardo Di Vincenzo se torna CEO com contrato permanente e total capacidade de decisão sobre a empresa, ainda. Ele tenta tranquilizar imediatamente: “não acreditamos que seremos um peão, uma marca que se rebaixou, o objetivo é melhorar a nossa empresa, investindo em tecnologia e pesquisa. Birra del Borgo não vai mudar, não se preocupe. Na verdade, teremos mais serenidade, mais liberdade, mais experiência, mais investimento em pesquisa e desenvolvimento. Mesmo de um ponto de vista dimensional, nossos planos não vai mudar, nós apenas fizemos uma ampliação que nos permite alcançar 50.000hl anuais nos próximos 5 anos.”

Fermento Birra: Como? Quer dizer que a Ab-Inbev pode ajudá-lo?
Leonardo Di Vicenzo: Sim, há conhecimento, resultados e pesquisas que nos interessam muito. Teremos acesso a informações importantes e nosso laboratório de análises e pesquisas será ampliado. A novidade é que esta venda permite-nos precisamente atingir as metas que estabelecemos durante algum tempo. A filosofia de produção não vai mudar e, na verdade, vamos ser capazes de oferecer cervejas mais especiais.

FB: Mas você não acha que esta aquisição gritante desestabiliza a marca e pode mudar a percepção do seu produto para o consumidor?
Leonardo: Esse é um risco que temos de correr. Mas garanto a vocês que será nossa tarefa de mudar a mente daqueles que agora pensam o contrário com fatos. Nós daremos a alma pela qualidade e não nos tornaremos escravos.

É, moçada… Quem diria que os tão fervorosos italianos pudessem ceder ao poder da gigante. Mas de fato, a AB-Inbev tem um know how considerável e abre uma possibilidade enorme para novos experimentos cervejeiros e um maior alcance no mercado mundial. Lembrando que a Birra del Borgo já fez parceria com a cervejaria ícone Dogfish Head e com a polêmica Brewdog… Esperemos a reação desses e de outros, junto de cenas dos próximos capítulos.

Leia mais no portal fermentobirra.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *