BrewDog Vegana!

Isso mesmo que você leu, a famosa cervejaria escocesa BrewDog, conhecida pelo seu movimento contra as grandes cervejarias voltadas para o consumo de massa e sempre por buscar novas ideias e quebrar paradigmas, abalou o mundo da cerveja artesanal mais uma vez ao anunciar hoje que a cervejaria tem seus produtos oficialmente reconhecidos como veganos pela  The Vegan Society, um instituto de caridade fundado em 1944 na cidade de Birmingham, Reino Unido, com o intuito de disseminar a cultura do veganismo no mundo todo. Para quem não sabe, o veganismo defende um modo de vida saudável, livre de produtos com base animal visando um convívio sustentável do ser humano com o planeta e seus demais habitantes.

1455522062Vegan_1.Lead

Segundo a própria cervejaria em seu blog oficial, que a grande maioria dos seus produtos sempre respeitaram os padrões veganos para a produção de cerveja, diferentemente de outras indústrias voltadas para o consumo em massa. Contanto alguns rótulos pontuais da BrewDog não podem ser considerados veganos, como é o caso das cervejas Dogma, Electric India e Jet Black Heart, as duas primeiras levam mel de abelha na sua composição e a segunda leva leite.

Mas você deve está se perguntando: “como assim uma cerveja leva ingredientes à base de animal?” Bom, tentaremos explicar aqui. Tirando os casos específicos que o mestre-cervejeiro adiciona mel ou leite na receita para obter resultados específicos, uma cerveja padrão, que somente leva água, malte, lúpulo e levedura para a produção da cerveja em si muitas vezes passam por uma alguns processos de clareamento da cerveja que utilizam de produtos à base animal. Muitas cervejarias como clarificante um desses dois produtos: gelatina, que é feita a partir de ossos animais ou Isinglass, que é um produto feito a partir da barbatana de algumas espécies de peixe. Ambos clarificantes entram em ação se fundindo com partículas sólidas na cerveja já fermentada e com as células de levedura, forçando toda essa “sujeita” decantar com maior facilidade para o fundo dos tanques de maturação, deixando uma cerveja absolutamente limpa e translúcida. Para clarificar suas cervejas, BrewDog nunca utilizou de tais clarificantes, eles usam centrífugas de 4700 rpm para separar a cerveja das partículas não desejadas antes de envasá-las em garrafa ou barril.

Vegan_2.Logo

Com isso, a partir de agora a BrewDog irá comercializar suas garrafas com o selo oficial da The Vegan Society, com o intuito de incluir cada vez mais esse público do movimento das cervejas artesanais.

PS.: A BrewDog sempre teve como missão a inclusão de públicos que de alguma forma não podem beber cerveja. Em seu enorme currículo de cervejas, pode-se encontrar cervejas sem álcool e cervejas livres de glúten

Fonte: https://www.brewdog.com/lowdown/blog/brewed-for-vegans

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *