Vestido feito de cerveja

Sabonete, xampu, chocolate, picolé, pão… Tudo isso pode ser feito com cerveja, mas um vestido? Pois é… E ele vai ser lançado nada menos que na World Expo 2015, em Milão. A peça foi desenvolvida pelo criativo cientista Gary Cass e pela designer de moda Donna Franklin, em Perth – Austrália.

vestido-de-cerveja-1

Certo, mas como assim um vestido vindo da cerveja? O tecido dele é um composto resultante da degradação de algumas moléculas de cerveja por uma bactéria. “Adicionamos à cerveja uma bactéria chamada Acetobactéria, que é encontrada naturalmente no meio-ambiente, é não-infecciosa e não é prejudicial à saúde”, diz Cass. “Essa bactéria vai ‘beber’ a cerveja e, em seguida, converter a cerveja líquida em uma fibra sólida.” O resultado é um tecido único, com fibras que são quimicamente semelhantes ao algodão e é conhecida como “celulose microbiana Nanollose”.

vestido-de-cerveja

Esse projeto veio depois de Cass e Franklin criarem um famoso vestido usando vinho como matéria prima, inspirados por um erro que Cass cometeu enquanto trabalhava em um vinhedo, na década de 1990. Ele acidentalmente permitiu que o oxigênio entrasse em um barril de vinho, um descuido que permitiu que a Acetobactéria crescesse e iniciasse um processo natural que se tornaria a base para o novo “tecido fermentado”.

“A bactéria entrou, pois nós nos esquecemos de olhar o barril por uma semana e nesse tempo 10.000 litros de vinho tinha se transformado numa espécie de membrana que agora estamos usando para fazer vestidos”, diz Cass. Enquanto o vestido “feito de vinho” precisava ser mantido úmido em todos os momentos, o vestido de cerveja pode ser usado com mais facilidade. Ate nisso a cerveja ganha do vinho hahaha (esperando os haters se manifestarem).

“O que fizemos ao longo do último ano com a tecnologia avançada que temos foi tornar esse material flexível enquanto ele está seco”, diz ele e continua: “Isso realmente abre as portas para a indústria da moda e para a comercialização.”

Os criadores do “vestido de cerveja” estão à procura de parceiros para desenvolver ainda mais essa tecnologia.

A World Expo 2015 acontecerá em Milão, em Maio.

 

Fonte e imagens:
www.sciencewa.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *