Cervejaria usa cerveja como spray nas paredes

Uma cervejaria belga postou recentemente no Facebook que estava “banhando” teto e paredes de sua fábrica com spray de cerveja própria. Não, isso não é uma notícia de uma festa adolescente ou truque de mágica, “há razão nessa loucura”.

cantillon-spray

Nós costumamos pensar que cervejarias são cheias de lugares praticamente estéreis e lotadas com equipamentos cervejeiros em aço inox meticulosamente limpos, mas esse não é o caso da renomada cervejaria Cantillon, na Bélgica. Ninguém que eu já tenha ouvido falar que já visitou a fábrica veio com a notícia: que fábrica limpinha! O que ouço de fato é: nossa, quanta sujeira!

Mas calma, existe um motivo para a Cantillon manter sua planta de fábrica assim. Os cervejeiros tentam recriar o micro-clima das suas outras cervejarias. Entende-se por micro-clima, nesse uso, a variedade de microrganismos suspensos no ar da cervejaria que, por sua vez, fermentarão de forma “espontânea” o mosto. Tal como justificam abaixo.

cantillon-spray-1

Já adianto para não se assustarem: esse tipo de prática é muito comum em cervejarias que fazem Lambics e/ou Sour Beers. Já ouvi falar que uma dessas retirou uma viga de madeira velha de uma outra fábrica e a colocou em cima do fermentador aberto para que o micro-clima da outra planta fabril fosse recriado na nova.

Tradição, meus caros. A velha alquimia cervejeira belga que tenta recriar ambientes e povoar com a “micro-vida” de outros locais. Um dos motivos de minha admiração por estas cervejas.

 

Fonte:
http://www.foodandwine.com/

http://firstwefeast.com/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *