Conheça a Delicious IPA, a mais nova cerveja da Stone Brewing Co.

Uma bela notícia para os lupulomaníacos começarem bem o ano: a revolucionária cervejaria californiana, Stone Brewing Co., lançou sua mais nova cerveja, a Stone Delicious IPA (nome legal, ein?). Ela consiste numa American India Pale Ale, de 7,7% ABV e 80 IBU, é uma cerveja de alta qualidade, cítrica, bem lupulada, obedecendo bem como as West Coast IPAs devem ser. A Delicious IPA foi um projeto de longa data de Greg Koch e Mitch Steele (respectivamente fundador e mestre cervejeiro da Stone) de encontrar uma receita de IPA para batizá-la de Delicious IPA. Inicialmente Steele trabalhava em uma diferente IPA, bem cítrica e herbal, com traços de limão, usando os lúpulos El Dorado e Lemondrop (uma variedade recém chegada no mercado norte americano). Como é tradição na cervejaria, Koch reúne seu time toda segunda-feira para degustar e avaliar as cervejas que estão sendo produzidas e traçar metas para a empresa e foi em uma dessas reuniões que, depois de degustar essa nova IPA já pronta, Koch e Steele descobriram que encontraram a Delicious IPA.

maxresdefault
Fonte: http://www.stonebrewing.com/deliciousipa/

O lúpulo El Dorado foi a chave para o aroma da cerveja, usado nos momentos finais da fervura e abusado no dry-hopping, dando as notas herbais e de limão doce tanto no sabor quanto no aroma. O novo lúpulo Lemondrop foi utilizado na metade da fervura, conferindo um sabor de limão mais vigoroso à cerveja. A combinação desses lúpulos resultou numa cerveja cítrica, mas diferente dos lúpulos cítricos norte americanos que estamos acostumados, com um caráter presente de limão doce. A cervejaria trás a Delicious IPA como uma cerveja suave, seca e lupulada.

Uma outra peculiaridade da Delicious IPA é que ela é uma cerveja de glúten reduzido. Isso mesmo, pessoas que tem intolerância a glúten pode saboreá-la sem preocupações! Isso porque no seu processo de fermentação foi utilizada uma enzima específica chamada Clarity-Ferm, produzida White Labs, empresa muito conhecida no meio cervejeiro por produzir excelente leveduras, tanto para produção comercial quanto para caseira. A Clarity-Ferm foi criada para anular o efeito chill haze, que é uma turbidez indesejada quando a cerveja está gelada, sem afetar a cor da breja e a retenção de espuma. Após alguns testes, os técnicos da White Labs descobriram que a enzima também reduzia significantemente a quantidade de glúten na cerveja, reduzindo para menos que 20 partes por milhão (20 ppm). A Stone disponibiliza um mecanismo para verificação da quantidade de glúten em cada garrafa no seu site. Os testes de monitoramento foram realizados pela própria White Labs.

Segundo a própria cervejaria, a Delicious IPA vai bem com buffalo chicken wings, frango assado, queijos gorgonzola e parmesão, soufflé de limão e mouse de chocolate branco com framboesa.

E aí, já tomou alguma cerveja com glúten reduzido? Qual sua cerveja favorita da Stone? Responda nos comentários.

Fonte:
http://www.craftbeer.com/news/beer-release/stone-brewing-co-introduces-beer-worthy-name-stone-delicious-ipa
http://www.stonebrewing.com/deliciousipa/
http://www.whitelabs.com/files/Enzyme_ClarityFerm_Spec%20Sheet.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *