Primeiro cervejoduto do mundo!

Oleodutos, gasodutos, aquedutos… todos esses sistemas de transporte de produtos de utilidade básica já existem há algum tempo justamente pela dependência comum, tanto das indústrias quanto da sociedade em geral, em quase todo o mundo. Mas qual será o lugar onde a cerveja é tão importante que precisará ser manejada em larga escala por um “cervejoduto”*? Bélgica, é claro.

*duto em escala industrial, pois a famosa história do prêmio Nobel Niels Bohr que recebeu uma torneira ligada diretamente à fábrica da Calrsberg já é bem conhecida, mas era só uma torneira. Veja aqui.

tipos-de-dutos-de-gas-natural

A cervejaria familiar De Halve Maan (A Meia Lua) propôs construir esse duto cervejeiro que vai levar a cerveja do centro da cidade de Bruges até o parque industrial para que ela seja envasada e enviada aos apreciadores do mundo inteiro.

“A cerveja levará aproximadamente 10 minutos para chegar à unidade engarrafadora”, disse o proprietário Xavier Vanneste ao jornal local “Het Nieuwsblad”. “Ao usar o duto, tiraremos centenas de veículos pesados das vias do Centro histórico da cidade. É algo inédito no setor cervejeiro, à exceção de uma cervejaria alemã, que instalou um sistema similar.”

De Halve Maan

A cerveja percorrerá os quase 4 km de dutos a uma velocidade de 15 a 20 km/h, alcançando a planta de envase em 10 minutos. Os dutos são capazes de transportar 6000 L de cerveja por hora e são feitos de um metal muito espesso e resistente. Motivo? Evitar que piratas ponham torneiras clandestinas nos dutos, lógico.

A cervejaria De Halve Maan é responsável por rótulos famosos como Brugse Zot e Brugse Straffe Hendrik

As obras terão início agora em 2015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *