Japas Cervejaria: soberania feminina e mestiça!

Há muito tempo a (desnecessária) soberania masculina no mundo cervejeiro foi extinta. Ainda bem! A cultura cervejeira agradece! Existem mulheres tão fodas ou mais que muito marmanjo cervejeiro, inclusive os mais “bam-bam-bans” do cenário nacional.

Pois bem. Algumas dessas “garotas cervejeiras fodas” se uniram e montaram um time cervejeiro imbatível!  – 5 garotas, todas envolvidas com o universo das cervejas artesanais, se conheceram entre os diversos eventos cervejeiros que têm acontecido pelo país. Conforme foram se entrosando as brincadeiras foram inevitáveis, e passaram e se denominar como o grupo das “Japas Cervejeiras”.

logo_japas

O que começou como brincadeira foi tomando corpo, até que decidiram abrir juntas uma cervejaria cigana (denominação dada às cervejarias que não produzem nas próprias fábricas).

O grupo é formado por cervejeiras com experiência em outras cervejarias: Maíra Kimura, da carioca 2cabeças, Fernanda Ueno da Colorado em Ribeirão Preto e, na mesma cidade, Carolina Okubo da Invicta. Ao grupo se uniram duas paulistas: a sommelière e especialista gastronômica Carolina Oda e a publicitária, designer de rótulos e também sommelière Yumi Shimada.

JAPAS

O contraste dessas meninas delicadas e femininas com a ideia de um mercado cervejeiro formado por marmanjos, sempre chamou a atenção para a presença delas entre pesados sacos de malte e as agitadas mesas dos bares. Após meses maturando a ideia, entre reuniões para discutir receitas, ingredientes e estilos cervejeiros, surgiu o convite para que lançassem sua primeira criação: Uma cerveja do estilo American Pale Ale que alia o aclamado lúpulo japonês Sorachi Ace a um ingrediente típico da culinária japonesa: o Wasabi. Batizada como Wasabiru, o nome é uma mistura das palavras Wasabi e Biru (pronúncia para cerveja em japonês).

O convite para a primeira produção das Japas veio da Cervejaria Nacional em São Paulo, uma mistura de bar e cervejaria que já se tornou um reduto cervejeiro tradicional da cidade e já produziu receitas colaborativas com grandes nomes internacionais e nacionais da cerveja artesanal. Acolhidas pelo mestre cervejeiro Guilherme Hoffman, com quem produziram a cerveja de forma colaborativa, as meninas se preparam para sua festa de lançamento que acontecerá no bar da própria Nacional, no dia 19 de Janeiro (segunda-feira), quando serão servidos os primeiros copos da Wasabiru.

Festa de lançamento da Japas
Data: 19/01
Endereço: Cervejaria Nacional Av.
Pedroso de Morais, 604 Pinheiros,
São Paulo – SP

Mais informações  na página do facebook: facebook.com/japascervejaria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *