8 cervejas para o Natal

É sempre bom recordar certas tradições cervejeiras das velhas escolas europeias e uma delas é o costume de se fazer cervejas específicas para determinadas épocas do ano. Um bom exemplo de cerveja sazonal (assim são chamadas as cervejas que não têm produção contínua) são as cervejas de Natal. Afinal, os shoppings já estão decorados e anunciando a chegada do Papai Noel, seja de trenó, bicicleta, rapel, helicóptero…

Christmas-beer-007

Pensando em Europa, Natal, estações do ano… é Inverno na Europa nessa época, correto? Então, as cervejas produzidas para esse período são tradicionalmente mais alcoólicas (acima de 7% ABV) para trazer mais conforto e aquecimento nessa época tão fria. Além de harmonizar com os pratos pesados, gordurosos e condimentados da Ceia.

Diferente das Doppelbock (feitas para serem consumidas no período da Quaresma), pensar em “Cervejas para o Natal” não atrela estilos específicos. Existe Belgian Dark Strong Ale, QuadrupelDubbel, as próprias Doppelbock… e por aí vai. As versões belgas, em sua maioria, seguem uma tendências à cervejas de natal: bem alcoólicas, de coloração âmbar à marrom e aromas e sabores de frutas secas e condimentos.

Limitei à algumas belgas e nacionais, pois o acesso a elas é mais fácil. Vamos à lista:

delirium-christmas-noel-cervejas-especiais-14220-MLB4389640339_052013-F

Delirium Christmas (Noël)– 10% ABV

Começando com a cervejaria do “Elefante Rosa” (se você acha que essa é a cerveja da PInk Elephant, pode fechar a aba haha).

___________________

affligem-noel

Affilgem Noël – 9% ABV

Usando das palavras deles: “For the season we offer you our best wishes and especially delicious Ale. Rich and dark like our Dubbel. Sumptuous and smooth like our Tripel. Enjoy.”

___________________

st-bernardus-christ

St Bernardus Christmas Ale – 10% ABV

Essa Quadrupel é feita com a mesma leveduras das outras cervejas da abadia, que é usada desde 1946. É a mais nova do portfolio da cervejaria.

___________________

st-feuillien

St Feuillien Cuvée Noel – 9% ABV

Mais um exemplar das cervejas escuras feitas para o Natal. Frutas passas, caramelo, melaço… são algumas das característica que você encontrará nessa cerveja

___________________

Gouden-Carolus-Christmas

Gouden Carolus Christmas – 10,5% ABV

Por 38 anos a Carolus não fabricou uma cerveja de Natal, mas em 2002 a tradição foi restaurada com a Gouden Carolus Chistmas. Fabricada em agosto, a cerveja descansa alguns meses para chegar a um equilíbrio ideal. Três tipos de lúpulo e seis tipos diferentes de ervas e especiarias são utilizados nessa cerveja.

___________________

samichlaus

Samichlaus – 14% ABV

Feita uma vez por ano, envelhecida por 10 meses antes de ser engarrafada para ser lançada no dia 6 de Dezembro – Dia de São Nicolau. Uma cacetada de álcool, caramelo e amendoado.

Agora algumas cervejas nacionais feitas para o Natal. E antes que você pergunte “Cadê o álcool delas?” lembre que nosso Natal é no Verão. Acho que foi a isso que nossas cervejarias se apegaram.

EisenbahnWeihnachtsAlefoto

Eisenbahn Weihnachts Ale – 6,3% ABV

A Weihnachts Ale é desenvolvida especialmente para o Natal. Produzida somente para o período de Novembro a Dezembro.

___________________

baden-baden-christmas-beer

Baden Baden Christmas Beer – 5,5% ABV

Levemente frisante (lembra alguma outra bebida tipicamente dessa época, não) leva trigo na receita e é a com menor teor alcoólico dessa lista, cumprindo seu papel de refrescar no nosso Natal caloroso.

É isso aí, pessoal. Ainda falta mais de um mês para o Natal e estas são cervejas fáceis de encontrar em muitas lojas, virtuais e físicas. Uma lista de 8 já tá de bom tamanho, pois se você beber todas essas já vai ser um exagero! ;D

beer-christmas-tree-1

Boas festas!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *