Como arruinar uma degustação em 6 passos

Degustar cerveja artesanal de forma adequada merece alguns cuidados. Eis algumas atitudes que devem ser evitadas:

1. Esperar demais para beber

A maioria das cervejas são feitas para ser bebidas frescas. O envelhecimento pode afetar o sabor e aroma, na maioria das vezes de forma negativa. Veja mais sobre esse assunto em Armazenando cervejas: deixar envelhecer ou não? Lembrando também de estocar a cerveja de maneira adequada: em pé, longe de calor e luz.

2. Beber diretamente da garrafa

A degustação começa primeiramente com o estímulo visual da cerveja no copo, sendo devidamente servida e apresentada. Utilize um copo próprio para isso. Veja mais em Copos para cerveja.

3. Comer algo que não harmoniza com sua cerveja

Sabe aquela Imperial Stout maturada em barris de carvalho que você comprou por uma fortuna. Uma beleza, hein? Só não vá bebê-la acompanhada de salgadinhos. Busque aprender mais sobre harmonização. Se você não tiver nada para harmonizar com a sua cerveja beba ela sem acompanhamento mesmo.

4. Beber cerveja estupidamente gelada

Essa todo mundo já ouviu falar. Mas é sempre bom repetir: cerveja estupidamente gelada é estúpido! As papilas gustativas não conseguem sentir o sabor da bebida por que elas ficam anestesiadas.

5. Utilizar perfumes fortes

Para falar a verdade, você não deve utilizar nenhum perfume antes de beber uma cerveja. Você vai confundir o seu olfato e principalmente o olfato de seus colegas.

6. Escovar os dentes

Essa cerveja deliciosa sabor menta? Pois é! Nada de escovar os dentes ou mascar chicletes, pastilhas de hortelã, etc. Isso deixará um sabor residual em sua boca e dificultará a análise dos sabores da cerveja.

Saúde à todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *