Conheça o Barnivore, o guia de bebidas alcóolicas para veganos

Sanduíche de vegetais e frutas, alguém?
Veganos (ou vegans) são pessoas que adotaram uma dieta livre de alimentos que possuem origem animal. Ou seja, nenhum tipo de carne, nem mel, nem ovos, nem leite deverão ser consumidos. O que isso tem a ver com cerveja? A cerveja é basicamente um fermentado de cereais (origem vegetal), mas sabemos também que existem alguns estilos de cerveja que possuem adjuntos especiais de origem animal, como mel, leite e até bacon.
Tyrion Lannister, as vezes conhecido como Peter Dinklage, é vegetariano.
 Em alguns casos é até fácil identificar essas cervejas com ingredientes de origem animal, como no caso das cervejas de trigo com mel (exemplo: Colorado Appia), ou cervejas de chocolate que levam lactose (exemplo: Young’s Double Chocolate Stout). Porém, alguns casos tornam mais difícil a identificação do ingrediente de origem animal. No caso da famosa Guinness – e toda sua família, onde é utilizado Isinglass (produto derivado de peixes) para clarificar a cerveja. A Brahma, cerveja nacional de massa, pode parecer ser uma cerveja boa para veganos, mas é conhecida por patrocinar rodeios e outras atividades de exploração animal.
Guinness não é para veganos!
Aos que se interessam por mais informações, uma boa dica é o Barnivore, plataforma americana que possui dados sobre diversas cervejas, vinhos e outras bebidas, informando se as mesmas são veganas ou não. Para quem é vegano ou apenas se interessa em descobrir o que há por trás das bebidas que consumimos, vale uma visita!
– Bônus
Também temos milho transgênico na grande maioria das cervejas nacionais de massa. Claro que milho não é de origem animal. Mas estudos comprovam que uma dieta com alimentos transgênicos pode trazer um malefício a longo prazo. Além disso, cervejas ainda não possuem indicações no seu rótulo informando que utiliza-se produto transgênico. Quer saber mais sobre isso? Leia Cerveja, cuscuz e ração para cachorro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *