As cervejas da Copa do Mundo

“A Taça do Mundo é nossa! Com o brasileiro, não há quem possa!”

Cervejas comemorativas já são a muito tempo uma tradição forte no mundo cervejeiro, tanto no artesanal quanto no industrial. E como dizem por aí que futebol e cerveja estão no coração do brasileiro, não faltou motivos para diversas cervejarias lançarem suas brejas em comemoração à Copa do Mundo do Brasil! E é nesse espírito festivo e futebolístico que o Lupulento trás para vocês essas cervejas feitas especialmente para a volta do Mundial ao Brasil! Boa parte dessas cervejas vocês talvez já tenham visto na internet, mas aí vai nosso apanhado!
Hello My Name is Zé
Estiloso, não?

Primeira cerveja comemorativa da Copa que me chegou aos ouvidos, a ideia para essa cerveja saiu da cabeça de quatro loucos do mundo das craft beers: James Watt, Martin Dickie, Bernardo Couto e Saulo Maldonado. Isso mesmo que você está pensando: BrewDog e 2cabeças juntaram forças para produzir uma, segundo seus criadores, Scottish-Brazilian Passion Fruit IPA! Não entendeu? Watt e Dickie explicaram no blog da BrewDog que os consumidores podem esperar por “uma Punk IPA, multiplicada pela Jackhammer, dividida pelo maracujá e com um pouco de brasilidade elevado ao quadrado!”

Essa cerveja faz parte da linha de IPAs e Imperial IPAs da BrewDogHello My Name Is…” que sempre homenageia algum personagem. Algumas figuras que protagonizaram essa linha foram: o presidente russo Vladimir Putin, a princesa norueguesa Mette Marit, a mãe do cervejeiro da Evil Twin, Sonja, entre outros.. “Zé” foi escolhido, segundo Bernardo Couto, porque ser um nome super comum aqui no Brasil.
Podemos esperar da Hello My Name Is Zé é uma IPA de 6,4% de álcool, uma lapada de lúpulo, toques de maracujá e um dos rótulos mais estilosos que eu já vi! É uma cerveja exclusiva para o mercado brasileiro e para os membros do programa da BrewDog Equality for Punks.
Cauim Allez les Bleus

A nossa queridinha nacional, cervejaria Colorado, preparou uma versão especial da sua Pilsen, utilizando os lúpulos Triskel e Strisselpalt, originais da França e, para manter a tradição da cervejaria de sempre utilizar algum ingrediente brazuca em suas receitas, adicionaram mandioca em sua fórmula!

Essa cerveja é uma homenagem à seleção francesa de futebol (sim aquela mesmo que nos derrotou na final de 1998…), já que Ribeirão Preto, sede da cervejaria, hospedará a a delegação da França durante o Mundial. O nome da cerveja faz alusão ao apelido da seleção francesa. Até o momento não há informações se a Allez les Bleus será comercializada fora de Ribeirão Preto…

Curitiba Pale Ale

Mais uma novidade da cervejaria bicampeã no Festival Brasileiro de Cerveja de Blumenau (2013 e 2014)! Bodebrown irá colaborar com a britânica AdnamsBrewery – que tem o costume de fechar parcerias internacionais, com grandes nomes como Stone Brewing e Firestone Walker. A parceria renderá na produção de, em solo britânico, de 160 mil litros de cerveja, que serão vendidos, exclusivamente, nos pubs da rede JD Wetherspoons (maior rede de pubs no Reino Unido, onde nós a recomendamos aqui!).

O estilo escolhido pelos mestres cervejeiros foi o Pale Ale, um clássico no país da rainha (confira também nosso post sobre as cervejas inglesas), porém, para da uma brasilidade à breja, Samuel Cavalcanti, mestre cervejeiro da Bodebrown, decidiu adicionar um pouco de pimenta rosa na receita e fazer um bleng de lúpulos norte-americanos e ingleses e será somente vendida da forma inglesa mais tradicional possível, na forma de real ale, ou seja, chope no barril. Samuel pretende importar em torno de 10 barris que serão comercializados na fábrica da Bodebrown, e ao mesmo tempo há planos de repetir a receita em solo tupiniquim.

Unidos Pela Cerveja

Deixando a rivalidade dentro das quatro linhas

Essa é mais uma cerveja colaborativa para o Mundial, parceria entre as cervejaras Bierland e a argentina Antares, juntando duas paixões nacionais para ambos países: cerveja e futebol. Essa breja será uma American Pale Ale utilizando lúpulos cultivados na região da Patagônia e guaraná da Amazônia. A Bierland dará preferência para a venda de garrafas, enquanto a Antares venderá essa novidade em barris, nos bares da marca. Suas vendas estavam previstas para começar no Dia da Cerveja Brasileira, 5 de maio.

Stadt Jever Rock & Gol

Olha que espuma sedutora!

Esse é o novo rótulo da premiada cervejaria Wäls para comemorar a Copa do Mundo. Uma Amber Lager de cor dourada que leva somente ingredientes alemães em sua receita. Com 5% de teor alcóolico e 20 IBU (unidade internacional de amargor), leva um duplo dry hopping para adicionar mais aroma à cerveja. Eu, pessoalmente, espero ansiosamente degustar essa cerveja, tanto por ser de um dos meus estilos favoritos, quanto por ser uma criação da Wäls, que vem fazendo bonito no cenário internacional!
 
Brazuka

Essa é uma Bohemian Pilsner, de edição limitadíssima  da cervejaria Backer, que vem sendo pensada desde 2007, quando o Brasil foi escolhido para sediar o Mundial de 2014. A garrafa em verde e amarelo e o mosaico de pentágonos e hexágonos fazem alusão à bola da Copa do Mundo de 1970, quando o Brasil foi tricampeão no México, em cima da seleção italiana.

A produção foi limitada a somente 3 mil litros e já está sendo comercializada, somente em garrafas de 600 ml, com o intuito de dividir com os amigos durante os jogos da seleção. É uma cerveja leve e clara, com espuma persistente e de sabor levemente doce e maltado. Aroma limpo e presente devido ao lúpulo Saaz.

Brahma Seleção Especial

Claro que a gigante Ambev não ia ficar fora de jogo para a Copa, não acha? Sua cartada foi a Brahma Seleção Especial, que conta com cevada especialmente cultivada na Granja Comary e uma garrafa altamente luxuosa, de alumínio, com uma mistura do brasão da seleção brasileira e do logotipo da Brahma. Bem sedutor e apelativo, não acha??


Vamos parar e pensar um pouquinho aqui… “Cevada cultivada e colhida no solo sagrado da Granja Comary, o mesmo solo onde pisaram nossos maiores craques da seleção”. O que de especial uma cevada cultivada na sede da CBF trás de especial ao nosso copo, diferente de uma cevada cultivada na Alemanha, na Rússia, nos EUA, no Uruguai ou em Santa Cataria? Será que as travas das chuteiras e o suor dos jogadores agregaram algum tipo de amido mágico para essa cevada? E será que essa cerveja é puro malte, para se diferenciar da Brahma comum, ou será só um jogo de marketing esperto para vender um produto massificado, de cara nova, por um preço de cerveja artesanal?


Para tirar essas dúvidas, fui pesquisar na internet sobre os ingredientes usados nesse rótulo comemorativo da Ambev e o resultado foi o esperado: água, malte, cereais não maltados, carboidratos, lúpulo, antioxidantes INS 316 e INS 221, estabilizante INS 405. Não só os cereais não maltados que sempre chamamos a atenção ao seu uso excessivo pelas gigantescas cervejarias… Se não fosse só por isso, a Brahma Seleção Especial contém até mais aditivos que a Brahma Chopp (basta clicar nos links e conferir)!

Aqui fica, novamente, nosso apelo para que você, consumidor, preste mais atenção no que você bebe. Infelizmente é fácil ser enganado por ações publicitárias, principalmente quando vem de grandes multinacionais. Não que seja errado beber e gostar de cervejas “com gostinho brasileiro”, na verdade cada pessoa tem seu gosto, e deve ser respeitado. Só queremos sempre chamar atenção para que não sejam enganados, pensando que o produto comprado é de qualidade, enquanto na verdade ele está maquiado e fazendo uma propaganda – não digamos enganosa – mas que induz o consumidor a ter uma imagem distorcida do que está comprando.

No mais, desejamos boa sorte para a nossa seleção, que nossos jogadores possam trazer muito orgulho e o título, que nem nossas cervejarias artesanais vem fazendo ao redor do mundo e que nossos rivais hermanos não cheguem nem perto da final, para não corrermos o risco de ver uma cena parecida com essa!

Alguém do Lupulento tá virando casaca…

Fontes:
http://promoview.com.br/trade-inteligente/390730-colorado-lanca-edicao-limitada-de-cerveja-para-copa/
http://www.brewdog.com/blog-article/upcoming-brews-the-latest-from-brewdog-hq
http://www.megacurioso.com.br/bebidas-alcoolicas/42130-bhrama-lanca-cerveja-especial-para-comemorar-a-copa-do-mundo.htm
http://www.wals.com.br/cervejas/extra-lager/stadt-jever-rock-gol
http://sites.uai.com.br/app/noticia/encontrobh/gastro/2014/04/14/noticia_gastro,148313/backer-lanca-cerveja-em-homenagem-a-copa-do-mundo.shtml

Visite o Blog Lupulento e veja todo o conteúdo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *