Londres, uma capital cervejeira

O que falar sobre Londres? Uma cidade mundial, onde a diversidade se espalha por todos os lados, que já foi por muitos anos o centro do mundo, hoje oferece uma diversidade enorme de opções de lazer, turismo, entretenimento e oportunidades. E logicamente, uma diversidade gigantesca de craft beers! Poderia discorrer aqui por vários parágrafos sobre toda a efervescência cultural londrina e inúmeras coisas a mais que essa cidade tem a oferecer, mas como estamos aqui para falar sobre cerveja, falemos sobre CERVEJA!

Assim como a Inglaterra, Londres tem uma história cervejeira muito forte, com seus incontáveis pubs e suas tradicionalíssimas cervejas real ale. O cenário de cervejas tradicionais sempre foi muito forte no país inteiro e, logicamente, na sua capital, porém, no início dos anos 2000, após ao fenômeno da America’s Craft Beer Revolution, Londres também presenciou um grande boom e microcervejarias (e.g. Camden Town Brewery, Crate Brewery, Weird Beard Brew Co., Five Points Brewing Company e The Kernel Brewery) com a intenção de revolucionar o cenário cervejeiro do país, e em 2010 foi fundada a London Brewer’s Alliance, com a presença das microcervejarias acima, tantas outras não listadas e a tradicionalíssima Fuller’s Brewery, de 1845, autora da tão querida London Pride.

Com esse novo cenário cervejeiro atual, Londres continua se pondo como uma das melhores cidades para se fazer turismo cervejeiro, principalmente se você for um apreciador da escola inglesa/americana . São inúmeros os bares e pubs, espalhados por todas as zonas da cidade, onde se apreciar um delicioso pint de real ale ou de craft beer. Listarei agora um pequeno roteiro de locais que tive o prazer de frequentar em Londres, durante as minhas visitas à capital britânica:
1 – Craft Beer Co.
 

Quantidade de torneiras que se perdem no horizonte o/

Famosa rede local de pubs voltada para craft beers. A franquia disponibiliza de quatro pubs em diferentes regiões da cidade: Clerkenwell, Brighton, Islington e Clapham, totalizando, segundo o site, 97 torneiras e 89 barris diferentes em toda a rede. Pude visitar os pubs de Clerkenwell (que é o maior da rede, com uma bar com pelo menos umas 25 torneiras e inúmeras garrafas) e o de Islington (que também tem uma boa variedade de torneiras e garrafas e uma atmosfera bem tradicional de pub inglês, misturada com a energia de jovens apreciadores de cerveja).

Difícil recomendar o que beber no Craft Beer Co., já que a variedade é grande, certamente encontrará microcervejarias londrinas, junto com diversas outras microcervejarias do país e do mundo! Simplesmente vá! Seja ousado na pedida e não tenha medo de pedir conselhos ao bartender e aos frequentadores locais.
2 – The Kernel Brewery

IPA single hop incrivelmente floral! Deliciosa!

A Kernel, se duvidar, é uma das microcervejarias mais famosas e a melhor de todas de Londres. Há um certo mistério em cima dessa cervejaria, pois sua única publicidade é a cerveja. Eles não fazem muita propaganda da marca, não dispõe de muitas informações no site, nem nada! Realmente sua publicidade é feita pela própria cerveja (e seu rótulo super estiloso). Outra curiosidade sobre a Kernel é que a cervejaria não costuma repetir muito suas receitas, então se um dia você bebeu uma IPA Summit Chinook é capaz que daqui a seis meses você não a encontre novamente, mas encontrará alguma outra cerveja tão boa quanto utilizando lúpulos diferentes!

E para ver ainda mais esse espírito “hipster” da Kernel, se você quiser tomar umas no bar da cervejaria – que por sinal fica super bem localizada na Zona 1 de Londres – só poderá aos sábados! Isso mesmo, eles só abrem as portas no último dia da semana, das 9:00 às 15:00. Mas vale a pena fazer o esforço, deixar de ver a troca da guarda no Palácio de Buckingham e provar uma Kernel direto da fonte mágica!

Site: http://www.thekernelbrewery.com/index.php

3 – The Tyburn

Este pub não é bem um pub tradicional, com a fachada em madeira, carpete velho e sofás acolchoados. Mas o fato dele se localizar me um prédio novo, de arquitetura contemporânea, não compromete sua qualidade. The Tyburn faz parte da maior rede de pubs do Reino Unido, a J.D. Wetherspoons, o que garante tanto a qualidade de suas comidas e bebidas, quanto de seus preços acessíveis. O pub tem um salão bem generoso e várias mesas, tem um ambiente mais familiar e é uma ótima escolha tanto para refeições quando para um bom happy hour com seus mates.

Como em todo pub da Wetherspoons, pode-se escolher dentre uma variedade enorme de cervejas, desde rótulos massificados como Carlsberg, Fosters e Kronenbourg 1667 até a real ales de London Pride, Wainwright e Abbot Ale (que tem torneiras fixas em todos Wetherspoons do país, exceto a London Pride que é fixa somente em Londres) e uma boa quantidade torneiras reservadas para cervejarias convidadas, as guest ales, que geralmente são ótimas cervejas.

O Tyburn fica vizinho ao Hyde Park, na mesma quadra da estação de metrô Marble Arch.

Site: http://www.jdwetherspoon.co.uk/

Classy!

4 – The Bear & Staff

Agora sim, esse tem um boa atmosfera inglesa. Fachada em madeira pintada, mesas altas, sofás e poltronas e um bar com seis torneiras de real ale, sendo uma sempre de London Pride. Situa-se nas proximidades da Leicester Square e faz parte da Nicholson’s Freehouse, uma rede que tenta preservar as características históricas e culturais dos pubs ingleses, que vai desde a localização de seus pubs em prédios antigos até a qualidade da comida servida. Não é um dos locais mais baratos para se comer e beber, mas vale a pena a experiência só de tomar um pint ou jantar uma steak and ale pie com uma boa bitter inglesa (minha dica vai para harmonizá-la um pint de Old Speckled Hen).

5 – Odd Bins

Para finalizar a lista, a Odd Bins é uma loja de bebidas alcoólicas, que primeiramente tinha suas vendas voltadas para o vinho, que ainda é seu forte. Porém, com o crescimento do mercado de craft beers em Londres, a loja resolveu arriscar nesse novo ramo do mercado. Hoje, pode-se encontrar uma boa variedade de cervejas artesanais, incluindo muitas cervejarias da London Brewer’s Alliance, como The Kernel, Beavertown, Candem Town Brewery, etc. juntamente com outras cervejarias excelentes como a Brewdog, Black Isle Organic, Liverpool Organic Brewery, entre outras… É possível encontrar uma Odd Bins em toda parte da cidade, qualquer busca rápida na internet te indicará o caminho mais rápido para uma!

Site: http://www.oddbins.com/beer

Se tens alguma outra dica deixe nos comentários o/ 

fonte:
Visite o Blog Lupulento e veja todo o conteúdo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *