Cascadian Dark Ale: que estilo é esse?

O estilo Cascadian Dark Ale – também conhecido como Black IPA ou India Black Ale (IBA) – tem feito bastante sucesso no Brasil desde o nascimento da Hi-5 Black IPA produzida pela cervejaria 2Cabeças
Recentemente fizemos a comparação entre duas caseiras do estilo: a Redenção Black IPA, que é uma cearense feita por Rodrigo Campos (Para Que VoCerveja), e a 78 IBA, que é de Campinas (SP) e feita por Wagner Falci (HopHunters). 
Postaremos o comparativo aqui em breve, mas antes disso iremos entender um pouco o estilo.

A região de Cascadia localiza-se na América do Norte, do Canadá para baixo, até o norte da Califórnia nos EUA. Os cervejeiros da região enviaram um pedido ao Brewer’s Association (EUA) para adicionar o estilo e suas características no guia de estilos americano. Ele foi aceito com alteração no nome para American-Style India Black Ale.
A bela região de Cascadia.
New Glarus Black Top: referência no estilo.
Suas características são simples: é uma mistura de características de Porters ou Stouts com India Pale Ale
Lembra a Porter no que diz respeito ao uso dos grãos escuros para obter a coloração escura, aromas e sabores característicos; e o alto amargor e exuberância de aromas dos lúpulos de uma IPA
De acordo com o Brewer’s Association e os cervejeiros da região que criaram o estilo, uma verdadeira IBA não deve conter grãos torrados (apenas a variação escura da cevada) para não haver a característica do torrado. As únicas características que os cervejeiros queriam “pegar emprestado” das Porters/Stouts são sua textura suave e a coloração escura. 
Porém, hoje já temos várias cervejas do estilo que unem com sucesso e harmonia os amargores torrados (café, cacau, chocolate) com o amargor e o aroma provenientes dos lúpulos (herbal, resinoso, cítrico, etc).

Fato curioso sobre a região de Cascadia: além de produzir esse delicioso estilo de cerveja e de ser um local incrivelmente belo, existem várias bandas de Black Metal (gênero mais extremo do Heavy Metal) na região que utilizam como tema a própria natureza de Cascadia. Um exemplo deles é o Wolves in the Throne Room, que seus membros vivem em uma fazenda e são ecologicamente corretos, defendendo a vida sustentável. Interessante! Será que eles bebem Cascadian Dark Ales?

Fiquem atentos para o comparativo da Redenção Black IPA e a 78 IBA em breve aqui no Lupulento.
Saiba mais sobre novos estilos Black/Dark no post Os Black Estilos.

Saúde!
Visite o Blog Lupulento e veja todo o conteúdo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *