Japoneses criam cerveja com sabor de alho

Mais uma vez: os japoneses e suas invenções… Eu já vi muitos ingredientes estranhos em cervejas por aí. Bacon, Pimenta, Abacate, mas alho? Taí uma novidade!
A região de Aomori, de onde veio a cerveja, é famosa como a maior produtora de alho negro no Japão. Esse tipo de alho é rico em Umami, uma sensação/sabor muito difundida explorada na cozinha oriental. 

A Aomori Garlic Black Beer é uma cerveja escura, dona de um pomposo rótulo preto com escritas douradas (a la Brooklyn Black Chocolate Stout) com adição de alho negro em sua composição. Mas o que diabos é alho negro, afinal? Já adiantando, não é uma espécie nova de alho e nem é geneticamente manipulado. Sabemos que os japoneses são famosos por suas experimentações e o alho negro veio de uma dessas.
O alho é colocado para fermentar e envelhecer em uma espécie de estufa e depois tem sua umidade controlada em um processo que demora semanas. Ele ganha essa coloração escura, perde sua acidez característica e ganha um dulçor bem evidente, lembrando melaço.
Inicialmente usado somente com fins medicinais foi experimentado na gastronomia e notou-se sua enorme versatilidade, servindo de sobremesas a pratos salgados e agora nas cervejas também!
Fonte:
Visite o Blog Lupulento e veja todo o conteúdo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *