India Pale Lager: um suco lupulado

Nós, amantes do lúpulo, sempre que vemos o prefixo “India” ou “Imperial” atrelado a um estilo ou rótulo de cerveja ficamos com os olhos brilhando. *.* E normalmente, quando se fala Lager, alguns quase entendidos de cervejas fazem logo cara feia (vai entender). Até entendo o gosto pelo extremo quando se fala em cerveja, sou um desses, mas fazer cara feia para uma Brooklyn Lager, por exemplo… Sem comentários.
Pensando nesses lupulomaníacos, algumas cervejarias resolveram dar uma dose de lúpulo a mais nas “quase sem-graça” Lagers (falo isso pois já ouvi alguns dizerem essa heresia). Seguem alguns exemplos comerciais:
E se você acha que isso é coisa de cervejaria nova, que só quer saber de experimentar, se enganou. Uma das pioneiras nessa onda é a Samuel Adams com sua Double Agent IPL (5% ABV). Aí você pensa: o que ela tem pra ser chamada de “India”? 43 IBU, com o uso dos lúpulos Zeus, Simcoe, Citra, Ahtanum, Cascade, Centennial, e Nelson Sauvin. Tá bom ou quer mais? Mais? Ok.
Algumas marcas bem conhecidas e que também experimentaram foram a Nøgne ø – India Pale Lager (7,5%), Mikkeller – Hop Burn Low (10% ABV) e Ballast Point -.Fathom India Pale Lager (7% ABV).
No caso da Mikkeller são duas cervejas irmãs: a  Hop Burn High e a Hop Burn Low, uma alusão a temperatura ideal das leveduras de cada uma (High está para Ale assim como Low está para Lager), sendo que o quase mesmo nome se dá pelo uso dos mesmos maltes e lúpulos nas duas. Quais seus “estilos”? India Pale Ale e India Pale Lager.

Você pode ainda encontrar nomenclaturas das IPL chamadas de Imperial Pilsener ou até mesmo Strong Pale Lager por conta do teor alcoólico mais elevado e doses generosas de lúpulo.

Falando em estilos novos, vocês conhecem Black IPA, Black Saison ou Black Wit?
Vejam aqui: Os Black estilos.

Enfim… Só nos resta esperar esses “estilos” se difundirem um pouco mais para ver se aparecem aqui com mais facilidade e frequência.

Visite o Blog Lupulento e veja todo o conteúdo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *