5 fatos curiosos sobre a cerveja

Como falado no post A cerveja salvou a civilização?, nossa querida bebida teve um papel muito importante na história das sociedades e muitas adaptações e descobertas só se deram por conta dela. F uma lista de 5 fatos que só ocorreram por conta da cerveja.
Aqui está:
1º fato: A primeira rua pavimentada da New York.
O holandês Adrian Block fundou a primeira cervejaria comercial em Nova Amsterdã (antigo nome de “Nova Iorque”) em 1613. A primeira rua pavimentada dos Estados Unidos surgiu nessa cidade, em 1657, para permitir uma passagem mais suave dos carregamentos cerveja, que eram puxados por cavalos.
2º fato: A escolha do lugar de permanência de uma congregação protestante.
A congregação protestante ilgrim Fathers – Os Pais Peregrinos – iniciou a colonização de New England. Eles atracaram em Plymouth, Massachussetts, em dezembro de 1620, quando, na verdade, teriam preferido ir mais ao su. O motivo? Como dizia no diário de bordo: “nós não podíamos perder mais tempo com buscas e considerações, nossos víveres estavam chegando ao fim, principalmente nossa cerveja”,.
3º fato: A pasteurização e o estabelecimento da microbiologia como ciência.
Vírus, bactérias, protozoários e fungos. Esses bichinhos minúsculos tiveram seus hábitos estudados por um homem chamado Louis Pasteur, o inventor da pasteurização. O processo consiste em aquecer um alimento a temperaturas por volta de 60º C e resfriar rapidamente, diminuindo assim o risco de contaminação. Do contrário que os livros ensinam, o Pasteur inventou o processo para manter a cerveja boa para consumo por mais tempo. Até entendo essa “mentirinha”. Vai ensinar pra meninada que o cara inventou a “roda da saúde alimentar” por conta da cerveja pra ver o que acontece…

4º fato: Jesus teira transformado água em cerveja, não em vinho.
Vamos ao fato mias polêmico, provavelmente. Maurício Beltramelli (site Brejas) mostra no seu livro “Cervejas, brejas e birras” uma linha de pesquisa surpreendente: “Alguns historiadores sustentam que o primeiro milagre de Jesus foi, de fato, transformar água em cerveja, e não em vinho nas bodas de Caná. A tese encontra sentido pelo fato de a Judeia ser lugar de grãos e não de uvas, e o vinho era infinitamente mais caro que a cerveja, com preços impeditivos para ser servido em festas de casamento judias. Até hoje, em boa parte dos colégios alemães, nas aulas de estudo religioso, ensina-se essa versão aos alunos”

5º fato: Assista “Como a cerveja salvou o mundo.”
Esse vídeo mostra muito mais sobre a importância da cerveja na história e na formação da sociedade como ela é.


Assim ficamos com a lição de que a cerveja ajudou na nossa sobrevivência. Vou ali manter minha sobrevivência, então. Até mais!

Fonte:
Livros: Cerveja Versus Vinho Cervejas, Brejas e Birras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *