Prazeres da Mesa: a Cerveja no Mesa Ao Vivo Ceará

É com imensa felicidade que testemunhamos na edição 2013 do Mesa Ao Vivo em Fortaleza a cerveja tida como bebida gastronômica pela primeira vez no evento local. Isso é consequência de um movimento que vem se fortalecendo no Ceará bem antes de nós. Blogueiros, mestres cervejeiros, super-mercados, quiosques, fornecedores, consumidores… todos tem uma parcela de “culpa” nisso.
O Mesa Ao Vivo – O Reality Show da enogastronomia – é um evento muito bem consolidado no Brasil inteiro, organizado pelo SENAC e pela revista Prazeres da Mesa, já tendo ocorridas algumas edições aqui em Fortaleza, sendo que esta é a primeira vez na terrinha que tivemos a nossa querida bebida com espaço no meio de tantos vinhos, pães, pratos fabulosos, sobremesas e etc.

O mestre cervejeiro Eymard Freire iniciando o bate-papo sobre cervejas

Fomos convidados pelos Mercadinhos São Luiz, um verdadeiro entusiasta na cultura cervejeira local, para acompanharmos o trabalho do nosso amigo Eymard Freire no evento. Fomos o único blog cervejeiro a cobrir o evento aqui no Ceará, meio que transgredindo o tema do evento: vinhos. Como de costume, nosso amigo mestre-cervejeiro fez uma palestra inicial muito esclarecedora para os presentes, mas, infelizmente, curta por conta do cronograma do evento. Falou sobre ingredientes, história, mitos e verdades, harmonização (fortalecendo a ideia de queijo com cerveja ao invés de vinho) e em meio ao bate-papo final nos guiou em uma degustação com cinco cervejas: Theresópolis Gold (Premium American Lager), Brooklyn Lager (Vienna/Amber Lager), Guinness Draught (Dry Irish Stout), Affligem Blond (Belgian Blond) e por fim Baden Baden Red Ale (Barley Wine). Todas as cervejas foram cedidas pelos Mercadinhos São Luiz e podem ser encontradas facilmente em qualquer sede, assim como outras tão boas quanto ou melhores que estas degustadas.

José Neto, Eymard Freire e Sérgio Jr.

 

Impressionante que mesmo num meio onde supostamente deveria-se conhecer o mínimo sobre cerveja foram feitas perguntas ao nível de um consumidor de cervejas de massa, dúvidas essas que foram muito bem esclarecidas pelo palestrante. Isso mostra que ainda estamos longe do nível de cultura cervejeira em relação a outras regiões do país, como o sudeste, por exemplo. Mas já começamos.Foi minha primeira vez no evento e fiquei admirado com a estrutura, organização e palestrantes. É de vital importância que os chefs, influentes e formadores de opinião, reconheçam a cerveja como bebida gastronômica que é.

Na área comum do evento foram servidas, além de muitos vinhos excelentes, Stella Artois e Bohemia Pilsen a vontade.

E no encerramento do evento tivemos a oportunidade de conhecer Claude Troisgros, chef gourmet e “garoto propaganda” numa campanha da Baden Baden no canal GNT com sugestões de harmonizações com cervejas, na qual já foram feitos dois “programetes” com o tema até agora.

José Neto, Claude Troisgros, Lara Lins e Sérgio Jr.

Resumindo, é um evento do qual todos que gostam de comer e beber bem deveriam participar. Lembrando: o evento é aberto a todos, mediante uma taxa paga na inscrição.
Link da cobertura completa pela Prazeres da Mesa:
http://prazeresdamesa.uol.com.br/exibirSecao/154/mesa-ao-vivo-ceara-2013

Galeria de fotos evento:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *