“Mestre Cervejeiro” nos Mercadinhos São Luiz.

Na última quinta-feira (13/06) começou o segundo ano da ação realizada pelos Mercadinhos São Luiz que tem o intuito de promover a cultura cervejeira na nossa terrinha. O ciclo de palestras Mestre Cervejeiro tem como “professor” o mestre cervejeiro de profissão Eymard Freire, Chef e Técnico em Produção Cervejeira com experiência profissional em cervejarias no exterior.
A ação teve seu início ano passado e vendo a repercussão eles retomaram o projeto e melhoraram-no. Os Mercadinhos São Luiz organizaram uma verdadeira sala de aula no setor de bebidas alcoólicas da loja, com direito a cadeiras, púlpito para o professor, apresentação em slides e tudo mais.

Palestra Mestre Cervejeiro Mercadinhos São Luiz
Eymard Freire falando sobre Malte.


O Eymard começou a palestra falando dos ingredientes da cerveja, explicando especificamente cada um e sua influência no produto final. Falou das famílias e referenciou alguns estilos de cerveja pelas indicações nas gôndolas do São Luiz. Depois falou sobre curiosidades e algumas mentiras que rodeiam o mundo cervejeiro e sobre harmonização de cerveja e queijo, fazendo comparação com vinho, exaltando as brejas como melhores acompanhantes.

Ao final do encontro algumas cervejas foram degustadas e comparadas entre si.

Ele começou com uma Skol. Sim, uma Skol. Como poderíamos falar de cervejas diferentes sem comparar com uma mais comum e familiar ao paladar da maioria com outra? Passamos então a uma Paulaner Original Münchner Hell, podendo ver a diferença entre cervejas de uma mesma família (Lager) e de aparência semelhante, sendo a Skol uma Standard American Lager e a Paulaner uma Munich Helles.
Depois comparamos duas cervejas escuras: Uma Schin Malzbier e uma Zehn Bier Porter. O uso de cervejas menos elaboradas, como a Skol e a Schin, foi completamente justificado: comparar lado a lado, copo a copo, cervejas comuns com as ditas “premium” é de uma didática impressionante.
Não vou me ater a falar dessas cervejas, pois a cada encontro cervejas diferentes serão servidas na degustação guiada ao final de das palestras.

Admiramos essas ações realizadas pelos super-mercados, pois é muito agregador ao consumidor cearense (por que não o brasileiro em geral) conhecer cervejas diferentes, saber dos processos e da qualidade da cerveja que bebe. E ficamos muito felizes em notar esse interesse nas empresas cearenses: mês passado tivemos um Bate-papo no Sam’s Club Fortaleza com o João Filho do Cervas Clube e agora a retomada desse ciclo de palestras dos Mercadinhos São Luiz, mais uma vez com o Eymard. Isso mostra que é de interesse de todos que o consumidor aprenda a beber e diferenciar suas bebidas.

E para quem perdeu, não se preocupe, esse é um ciclo de palestras distribuídas ao longo do mês inteiro em vários lojas.

Mestre-cervejeiro 2013, Mercadinhos São Luiz.
Siga a programação:
13.06 – Loja Cocó 18h às 20h
14.06 – Loja Dunas 18h às 20h
20.06 – Loja Virgílio Távora 18h às 20h
21.06 – Loja Pontes Vieira 18h às 20h
27.06 – Loja Oliveira Paiva 18h às 20h
28.06 – Loja Cambeba 18h às 20h

Ao final do ciclo faremos um apanhado geral sobre o evento inteiro e vocês podem comentar aqui o que acharam, dando sugestões e tudo mais.

Visite o Blog Lupulento e veja todo o conteúdo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *