Bate-papo: “Desvendando Cervejas Especiais”

Na última sexta-feira (24/05) aconteceu um bate-papo bem instrutivo sobre cerveja no Sam’s Club – Fortaleza com o João Filho, editor e produtor de conteúdo do blog Cervas Clube
Blog cervejeiro Cervas ClubeO clube de compras Sam’s Clube¹ convidou o parceiro cervejeiro João Filho para realizar uma ação sobre cervejas “especiais”.
“Desvendando as cervejas especiais – Degustação e Cultura cervejeira” era o nome da ação.
Começou com uma palestra e depois partimos pra uma degustação harmonizada. Ele falou sobre o seu blog, explicando como tudo começou, esclareceu sobre cerveja, em geral, tratou de alguns mitos e verdades sobre a bebida e, finalmente, guiou uma degustação.

Inicialmente ele introduziu falando do seu projeto. Segundo o próprio, a proposta inicial do até então Cervas Fortal era divulgar os preços de cerveja mais baratos pela cidade. Aconteceu que a demanda por conhecimento cervejeiro vinda de perguntas sobre cervejas o levou a expandir o projeto e gerar conteúdo, propriamente dito, no Cervas Clube.

Amarillo, Cascade e Saaz,Falou um pouco da história da cerveja, surgimento, como era feita antigamente, etc. Disse que para ele não tem muito essa separação de cerveja “especial”, só que tem cerveja boa e ruim, sem levar o gosto pessoal em consideração. Explanou também as 3 famílias de cerveja – Lager, Ale e de fermentação espontânea – e suas diferenças (quais tipos de leveduras fazem a fermentação em cada estilo) e no meio disso comentou sobre os ingredientes da cerveja trazendo amostras de grãos de cevada e 3 tipos de lúpulos – Saaz, Cascade e Amarillo.

Sobre mitos e verdades mostrou o motivo de cerveja não engordar como dizem (assim como dito no post Cerveja Engorda?), o que engorda são os petiscos. Explicou que a água não é um ingrediente que devesse influenciar no sabor da cerveja, sendo que os outros contribuem mais (confira no post Começando…). Esclareceu que a cor da cerveja não necessariamente remete ao teor alcoólico dela, como se quanto mais escura mais alcoólica ela seria. Antes de começar a degustação das cervejas explicou o motivo de se usar o copo certo para cada cerveja e sugeriu a Tulipa e a Caldereta como copos coringa. E sobre temperatura da cerveja? “Quando uma cerveja está estupidamente gelada ela realmente está ‘estupidamente'[…] Temperaturas muito baixas anestesiam as papilas gustativas. A não ser que seja uma cerveja ruim, você não irá querer isso quando for beber uma boa cerveja.”

Desmistificando o quanto de calorias há em um copo de cerveja.
Desmistificando o quanto de calorias há em um copo de cerveja.

Na degustação foram servidas as Paulaners Original Münchner Hell e Naturtrüb, a Samuel Adams Boston Lager e a St. Gallen Stout Porter, nessa ordem. Para harmonização foram servidas bolinhas fritas de batata com peixe e com camarão, muffins e brownie, respectivamente, que harmonizaram bem com as cervejas servidas, principalmente a última combinação: Brownie e St. Gallen Stout Porter.

Paulaner Naturtrüb
João com a Paulaner Naturtrüb.

Por fim, falou para nós que estamos entrando no mundo cervejeiro não nos tornarmos “beer chatos”: um cara que não bebe cerveja se não for “especial” e se não for nos copos corretos, por exemplo, pois acabaremos sozinhos bebendo cerveja em casa. : )

Sugiro uma visita ao Sam’s Club. Eles tem uma variedade de cerveja bem legal e tem algumas exclusividades e só assim você saberá das promoções feitas lá.

Fizemos novos contatos e fortalecemos parcerias, tudo o que a cultura cervejeira precisa e proporciona a quem é adepto.

Parabéns ao Sam’s Club pela visão e ao João Filho pela atenção e dedicação na informação aos que entram no mundo cervejeiro.

O evento foi divulgado tanto na nossa fan page no Facebook (Lupulento) quanto na do Cervas Clube, mas se você perdeu fique atento às novidades e à outros eventos que acontecerão.

¹Localizado na Avenida Engenheiro Santana Júnior com Avenida Júlio Abreu.

Visite o Blog Lupulento e veja todo o conteúdo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *